(Foto: Peu Ricardo)
RÔMULO ALCOFORADO/FOLHA PE
Ganhar do Sport dentro da Ilha do Retiro está muito difícil neste ano. Como nas suas melhores temporadas, o clube tem feito do estádio um caldeirão em que derruba adversários fortes. A vítima deste domingo foi o Atlético Mineiro, derrotado pelo Leão por 2 x 1, gols marcados pelo atacante Felipe Azevedo e pelo zagueiro Durval, melhor jogador em campo. Diego Tardelli descontou para o Galo.
Com o triunfo, o Rubro-Negro vai a 21 pontos e volta a rondar o G4 da Série A. O próximo jogo pela competição é no domingo, diante do Figueirense-SC, fora de casa. Já o Atlético estacionou nos 15 em 11º. Também volta a entrar em campo no domingo, no Independência, diante do xará paranaense.
O JOGO - Logo nos primeiros minutos, a impressão era que o Sport iria sufocar o adversário. Mas a pressão inicial durou muito pouco – e só rendeu uma chance, com Wendel, logo no primeiro minuto. Com o passar do tempo, o Atlético-MG se impôs, ganhou o meio-campo e passou a jogar melhor que o Leão.
Aos 25, a melhor chance do Galo no primeiro tempo: o lateral-direito Marcos Rocha acertou um lançamento de antes do meio-campo para Diego Tardelli. Magrão saiu bem e fez milagre. Foi o momento mais delicado do Rubro-Negro na partida: com as fracas atuações de Zé Mário e Danilo, o time simplesmente não conseguia articular contra-golpes perigosos.
(Foto: Peu Ricardo)
O cenário mudou a partir dos 40 minutos. Dali até o final do primeiro tempo, o Sport colocou o Atlético em seu campo de defesa e teve boas chances de marcar. As mais claras foram com Neto Baiano, que bateu de primeira por cima, e com Zé Mário, que, sozinho, cabeceou por cima.
A tendência continuou no segundo tempo. O Leão voltou melhor, apesar da boa chance de Jô, aos 4. Um minuto depois, Felipe Azevedo abriu o placar com um toque na saída de Victor. O lançamento de Durval foi precioso e deixou o atacante de cara.
Ação e reação: com a desvantagem do placar, o Galo teve de se expor mais. E passou a pressionar o Sport. Mas o Leão é um time que se defende com segurança. O Atlético cercou muito, teve várias bolas cruzadas na área, mas não conseguiu marcar. Enquanto isso, o Rubro-Negro preparava o bote. Que veio aos 23. O zagueiro Durval, na raça, conseguiu aproveitar cruzamento e, ainda deitado, mandar para o gol. Dois a zero para os donos da casa.
(Foto: Peu Ricardo)
Quando tu parecia caminhar para uma relativa tranquilidade, o Atlético surpreendeu. Diego Tardeli sofreu e cobrou pênalti. Diminuiu para 2 x 1 aos 39. Os mineiros vieram para o tudo ou nada. Levir Culpi tirou o volante Pierre e colocou o atacante André. A grande chance foi aos 44. Mas Dátolo mandou para longe a chance do empate.
(Foto: Peu Ricardo)
Ficha do jogo
Ficha do jogo
Sport
Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa (Oswaldo), Durval e Renê; Ronaldo (Willian), Wendel, Zé Mário (Aílton), Danilo e Felipe Azevedo; Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre (André), Leandro Donizete, Guilherme, Maicossuel (Dátolo) e Diego Tardelli; Jô (Luan). Técnico: Levir Culpi
Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto e Fábio Rogério Baesteiro (Ambos de SP)
Gols: Felipe Azevedo (aos 5 do 2ºT) e Durval (aos 23 do 2ºT) para o Sport; Diego Tardelli (aos 29 do 2ºT) para o Atlético-MG
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Victor, Leandro Donizete (Atlético-MG)
Público e renda: não divulgados