terça-feira, 18 de novembro de 2014

O São Francisco pede socorro, diz Roberto Magalhães

Roberto Magalhães - foto Gervásio Baptista-ABr

Por Inaldo Sampaio

O ex-deputado e ex-governador de Pernambuco, Roberto Magalhães, mesmo não tendo mais mandato continua escrevendo regularmente para a imprensa pernambucana.
Na edição de hoje (18) da “Folha de Pernambuco”, ele escreveu um artigo intitulado “É URGENTE SALVAR O SÃO FRANCISCO”.
Confira:
O Rio São Francisco está ameaçado. O Velho Chico é uma dádiva da natureza para o Nordeste: nascendo na Serra da Canastra em Minas Gerais, com os seus 2.800 quilômetros banha os estados de Minas, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
De suas águas depende a produção de energia gerada pelas quinze usinas hidrelétricas do sistema CHESF, com produção de 10.615.131 Kw (quilowatts).
Mas a contribuição do rio estende-se ainda ao fornecimento de água, piscicultura, fruticultura (principalmente mangas, melão e uvas), além de produtos industriais, como vinhos, estratos de tomate e peles beneficiadas.
Tudo isto está em risco pela omissão do poder público, sobretudo o federal.
Omissão que se traduz no abandono demonstrado pelas imagens divulgadas pelos jornais, TV e revistas, onde se vê a nascente do rio, na Serra da Canastra, seca e esturricada, o que também ocorre com vários dos seus afluentes e nas matas ciliares do São Francisco.
Isto é tão mais grave porque ainda no governo Lula, ao ser lançado com grande impacto o projeto de transposição, o principal compromisso seria antes de tudo providenciar-se o tratamento do rio, a partir de sua nascente e mais os seus afluentes que asseguram a regularidade do seu potencial hídrico.
Até hoje muito pouco se fez sobre assunto tão urgente. Afinal de contas, cuidar do principal que é a sobrevivência do Rio São Francisco, é trabalho que ninguém vê, não se inaugura, e não dá voto ao governo.
Resultado, se algum dia se concluir toda a obra da transposição, talvez a água venha a faltar.
No período político pós-eleições de outubro, quando surgem algumas esperanças que mudanças ocorram na gestão federal, e a Oposição no Congresso se mostra aguerrida e disposta a cobrar mudanças, esperamos que as prioridades mais urgentes do país sejam levadas a sério e combatida a política do poder pelo poder a qualquer preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!