terça-feira, 20 de março de 2012

Sérgio Guerra nega ingresso na Frente Popular

Débora Duque
Os rumores de que o PSDB estaria próximo de oficializar seu ingresso na Frente Popular, liderada pelo governador Eduardo Campos (PSB), foram desmentidos, ontem, pelo presidente nacional do partido, Sérgio Guerra (PSDB). As articulações municipais, segundo o tucano, não se encontram vinculadas a uma eventual aliança no âmbito estadual, em que pese o fato das últimas movimentações do PSDB, em cidades como Olinda e Petrolina, favorecerem à base governista.
“Desconheço essa discussão. O líder da bancada de oposição ao governo na Assembleia é do nosso partido. O que há é uma relação de amizade e consideração com Eduardo e de colaboramos com o PSB em algumas cidades”, afirmou Guerra. As especulações a respeito da possível aliança ganharam corpo após o tensionamento da relação entre os tucanos e o PMDB, do senador Jarbas Vasconcelos, que já vinha desgastada desde a campanha de 2010. O motivo mais recente teria sido o isolamento do PSDB no Recife, diante da construção da aliança entre os peemedebistas com o DEM.
O “isolamento” tucano se repetiria em Olinda, o que motivou a retirada da candidatura majoritária de Terezinha Nunes (PSDB), só oficializada ontem. Em carta, a ex-deputada alegou a ausência de “apoio político” no campo oposicionista, num claro recado ao PMDB, que manteve a postulação de Isabel Urquisa (PMDB). Sem candidatura própria, PSDB abriu o diálogo com o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), visando assegurar o apoio dos comunistas à reeleição do prefeito Elias Gomes (PSDB), em Jaboatão, que estava ameaçado enquanto Terezinha mantinha a intenção de participar da disputa.
Embora o desfecho em Olinda não tenha sido completamente negativo para o lado tucano, o partido não descarta a possibilidade de “dar o troco” no PMDB em cidades como Petrolina. Apesar de o vice-prefeito, Domingos Sávio, ser filiado ao PSDB, o apoio à reeleição do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) ainda está em aberto. Os tucanos trabalham a possibilidade de apoiar a candidatura do deputado estadual Fernando Bezerra Filho (PSB), com quem Sérgio Guerra tem um encontro marcado, em Brasília, nos próximos dias. Mesmo reconhecendo que a questão de Petrolina ainda não está fechada, o dirigente negou levar a cabo uma política de retaliação ao PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!