segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pernambuco tem o pior sistema carcerário do País, segundo Mutirão Carcerário

Pernambuco continua tendo o pior sistema carcerário do Brasil. Foi o que constatou o II Mutirão Carcerário de Pernambuco. Os resultados da ação foram divulgados, na tarde de ontem, através de uma coletiva de Imprensa concedida pelos juízes coordenadores do projeto, Eder Jorge, representando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Cícero Bittencourt, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O projeto, o qual durou cerca de dois meses e meio, foi uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que analisou a situação das prisões provisórias, o cumprimento da pena dos presos condenados e o tempo de tramitação dos respectivos processos. “Foi um trabalho árduo, visto que a realidade carcerária de Pernambuco é muito complicada. Entretanto, temos que batalhar para reverter isso, pois é uma situação que não podemos permitir em um Estado democrático”, afirma o juiz coordenador do mutirão, Eder Jorge.

Durante o mutirão, que contou com o reforço de sete juízes e 20 servidores do TJPE e voluntários, foram analisados 17.757 processos. Destes, 6.845 foram de presos provisórios, ou seja, daqueles que ainda aguardam por julgamento e, sendo assim, por uma sentença, e 10.912 de presos já condenados. “Foi um esforço de guerra”, comenta o juiz Cícero Bittencourt, o qual também coordenou a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!