quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Marcha contra corrupção reúne 1,3 mil no Recife

Folha de Pernambuco

 A marcha anticorrupção promovida, ontem, em 36 municípios brasileiros, levou, no Recife, cerca de 1.300 pessoas - na maioria jovens e estudantes - para a avenida Boa Viagem. Na concentração, na Pracinha de Boa Viagem, o sol forte não desanimou os manifestantes, que mostravam faixas e cartazes com as reivindicações do movimento, além de palavras de protesto.

Um dos manifestantes era o estudante Nathan Rosenthal, de 16 anos, que disse ter mobilizado dez amigos pelas redes sociais para participar do ato. “Cada um tem que fazer sua parte. Estamos juntos por um só objetivo. Quanto mais pessoas, melhor”, afirmou.

A manifestação nacional gira em torno de três reivindicações: o fim do voto fechado no Congresso Nacional, a constitucionalização da Lei da Ficha Limpa e extensão para os altos cargos do Executivo, cargos de comissão e de confiança e a aprovação do Projeto de Lei nº 204/2011, que torna a corrupção crime hediondo com aumento de pena dos crimes de concussão, corrupção ativa e passiva.

Os organizadores do evento conseguiram ainda recolher cerca de 300 assinaturas para a petição do Projeto Ficha Limpa Recife, que pretende alterar a Lei Orgânica do município. Com as alterações propostas, ficaria vedado o exercício de cargos de secretários municipais ou equiparados por aqueles considerados inelegíveis; as funções de confiança e os cargos em comissão seriam pre­enchidos por servidores de carreira; e o Poder Público seria impedido de contratar, sob qualquer modalidade, com empresas condenadas em crimes de corrupção ou ambientais, por um período de oito anos a contar trânsito em julgado.

“Não vejo motivos para a Câmara Municipal não votar este projeto. O Governo Estadual já teve, por iniciativa própria, a aprovação de lei de teor semelhante”, destacou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Henrique Mariano, que assinou o abaixo-assinado, que deve ser entregue à Casa de José Mariano até o início de dezembro.

O arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido, também participou da marcha e destacou a importância de envolvimento da Igreja na política. “Quem vive o Evangelho não pode conviver com desigualdade social”, disse o religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!