quarta-feira, 16 de novembro de 2011

“Maior desafio é desmontar corrupção”

WASHINGTON (AE) - O maior desafio político da presidente Dilma Rousseff (PT) será desmontar o sistema de corrupção e de fisiologismo criado ao longo do segundo mandato do ex-presidente Lula (PT). A tarefa será essencial para garantir a governabilidade e preservar a democracia brasileira de danos maiores, advertiu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A grande interrogação, afirmou FHC, está na real capacidade de Dilma executar esse desmonte. “Espero que a presidente Dilma consiga avançar mais. Mas, para isso, ela terá de alterar as bases de sustentação do Governo”, afirmou FHC. “Se ela pode? Esse é o grande ponto de interrogação”.

Conforme explicou o ex-presidente, esse desmonte passa pelo fim da “obsessão” gerada no segundo mandato de Lula de ampliar a base aliada do Governo no Congresso Nacional, a partir de concessões de “certos pedaços do Estado” ou do “acesso a recursos” públicos por diferentes setores partidários. FHC disse não entender a razão dessa necessidade tão premente no governo de Lula e lembrou ter o seu governo conseguido aprovar reformas constitucionais no Congresso sem valer-se de tal artifício.

Desde a posse de Dilma, denúncias de corrupção provocaram a queda de cinco de seus ministros. Três foram herdados de Lula, e um deles foi indicado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Envolvido em denúncias capazes de lhe custar o cargo, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), também fez parte do governo de Lula. PMDB e PDT são dois fortes pilares de apoio à administração de Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!